Dr. Romolo Cuppari & Dra. Adriana Cuppari

terça-feira, 26 de abril de 2011

Bruxismo

Caracterizado pelo apertar ou ranger dos dentes, em que as forças sobre a musculatura mastigatória são excessivas, produzindo dores de cabeça, desgaste do esmalte (perda da estrutural dental), problemas gengivais, mobilidade dental, problemas de disfunção, na articulação temporomandibular, entre outros sintomas. O nome bruxismo é caracterizado pelo hábito noturno (quando dormimos) e briquismo pelo hábito diurno.
O bruxismo e briquismo, geralmente, pioram os problemas dos portadores dos sintomas de ATM (ou DTM).
As causas principais, estão relacionadas à tendência que temos de descarregar em nossos dentes, as nossas preocupações e emoções (observe que, quando estamos em estresse, ansiedade, depressão ou medo, geralmente sentimos que estamos apertando ou rangendo os dentes).
O paciente portador de bruxismo ou briquismo costumam relatar sintomas de sensibilidade nos dentes, ao ingerir alimentos gelados, salgados ou ácidos.
O tratamento depende do estágio em que se encontra, variando desde uma placa Miorelaxante, restauração, endodontia (canal) e casos mais graves até mesmo extração.

Se você já percebeu que seus dentes estão com desgastes nas incisais (pontas dos dentes) sem causa aparente, PROCURE SEU DENTISTA!
                       
                       Caso clínico




Observe entre um paciente com bruxismo em estágio mais avançado e um paciente com dentes aparentemente normais.



quinta-feira, 14 de abril de 2011

Reabilitação Protética


Através de um bom exame clínico e radiográfico, o profissional oferece as opções de tratamento, e cabe ao paciente escolher o tratamento que estará de acordo com suas condições financeiras.
É lógico que, todas as opções que o profissional sugeriu é OBRIGATÓRIO ter FUNÇÃO x ESTÉTICA x FONÉTICA e não somente CUSTO x BENEFÍCIO x ESTÉTICA.


ANTES



DEPOIS


quarta-feira, 6 de abril de 2011

EXODONTIAS DOS QUARTOS MOLARES ASSOCIADO A TRANSPLANTE DENTAL DE 3° MOLAR SUPERIOR (RELATO DE CASO CLÍNICO).


Este é um caso clínico muito interessante. Relata a existência de Quartos molares. Um? Não! Três! E Um Quinto molar!
Este é para os fãs de quem adora os terceiros molares, ("dente do siso" ou "dente do juizo"). Isso mesmo aqueles dentinhos que costumam a nascer após os 18 anos. E como se não bastasse os dentinhos que dão muita dor de cabeça em alguns ou maioria das pessoas, este caso clínico mostra mais uma surpresa após a radiografia, os Quartos molares!

Este foi o caso clínico de meu TCC. (Dra. Adriana Cuppari). Vamos compartilhar com vocês algumas fotos do caso clínico e de como foi o ato cirúrgico e radiográfico.



A paciente queria fazer as extrações dos dentes 36 (círculo preto) e do 38 
E após a exodontia do dente 18 (quadrado preto) será reimplantado no alvéolo do dente 36 


Aspecto clínico do 36 antes da extração e transplante dental do 18




Aspecto clínico após alguns dias da cirurgia 



Exodontias do quarto e quinto molar
Quarto e quinto molar

Visualização do terceiro molar após exodontias dos quartos molares


Terceiro Molar

Aspecto clínico terceiro molar (18)

Aspecto clínico do quarto e quinto molar

Aspecto clínico após o transplante dental









domingo, 3 de abril de 2011

A Importância dos Cuidados Odontológicos em Pacientes com Necessidades Especiais


Este é um caso clínico nosso, onde destacamos os cuidados que a família deverá ter com um paciente que seja portador de necessidades especiais. Muitas vezes passa despecebido pela família a higienização bucal de um portador de necessidades especiais. O mesmo precisa de carinho, afeto e cuidados (com a alimentação, com a higiene íntima e também bucal). Dependendo do grau da necessidade o mesmo pode não ter a coordenação motora que necessita em seus cuidados.

Esta paciente questionava muita dor de dente. Ao examinarmos clinicamente nos deparamos com muito biofilme e cálculo dental.
O 1º passo foi fazer uma limpeza e um tratamento periodontal para depois avaliarmos a arcada dentária.

                                 Antes




                                 Depois