Dr. Romolo Cuppari & Dra. Adriana Cuppari

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Protetor Bucal??Quando usar??Quem deve usar??





 

Protetor bucal é um aparelho que se encaixa nos dentes para protegê-los de qualquer tipo de impacto. Devem ser usados sempre que a pessoa participa de atividades esportivas que envolvam a possibilidade de quedas, contatos físicos bruscos ou choques com objetos voadores, tais como futebol, basquetebol, beisebol, rugby, hóquei, skates, ginástica, ciclismo ou qualquer atividade que possa produzir ferimentos na área da boca.
Os protetores bucais geralmente cobrem os dentes superiores e são projetados para evitar a fratura de dentes, corte nos lábios ou qualquer outro dano à boca.
A despeito dos riscos a que estão expostos, os atletas não são muito conscientes da importância do uso dos protetores bucais. No Brasil, o equipamento tem seu uso restrito a praticantes do boxe e algumas lutas marciais, enquanto nos Estados Unidos e em países europeus seu uso junto com os demais equipamentos de proteção é lei para grande parte das competições esportivas. No futebol, por exemplo, vários jogadores que fazem uso do aparelho ortodôntico já utilizam protetor por saber que são mais visados dentro de campo, e que os choques durante a partida podem provocar cortes e problemas de maior gravidade. Em outros esportes, como o vôlei de quadra, a ocorrência de acidentes tem levado à mesma preocupação. O uso desse pequeno equipamento é a única forma de proteger a boca durante a prática de esportes. Segundo a Academia Norte-Americana de Odontologia Desportiva, o uso de protetores bucais na prática esportiva reduz em até 80% o risco de perda dentária.

Os protetores bucais são feitos de material plástico flexível ou material laminado que protege os dentes, lábios, bochechas e língua. É muito importante que as crianças e adultos que praticam esportes usem protetores bucais.
Tipos de protetores bucais:
Existem quatro tipos de protetores bucais usados por crianças e adultos nas atividades esportivas:
    * Protetores comuns: Podem ser usados sem qualquer preparação. São vendidos feitos nos tamanhos pequeno, médio e grande em lojas de artigos esportivos. Em geral, deterioram-se rapidamente e precisam ser substituídos durante a temporada de esportes.
    * Protetores moldáveis em água quente: São aplicados aos dentes por pressão depois de serem fervidos em água durante um certo período de tempo.
    * Protetores feitos sob medida: Esta opção pode ser oferecida aos pacientes pelo dentista. Ele faz um molde dos dentes do paciente e o protetor é fabricado a partir do molde. Este tipo de protetor bucal cobre todos os dentes e pode ser mais caro do que os protetores comuns ou moldáveis em água quente.
    * Protetores laminados por pressão: Este tipo de protetor pode oferecer benefícios na proteção bucal. São mais espessos e protegem contra lesão e concussão dentária. Podem ser ajustados e personalizados pelo dentista e são mais caros do que os protetores feitos sob medida.
Independentemente do tipo, os protetores duram em média um ano. Pedem cuidados específicos como o modo de lavagem, que deve ser feita com água corrente após o uso, e o modo de armazenagem, em estojos apropriados.

Converse com seu dentista a respeito dos protetores bucais e da eficácia de cada tipo na redução dos traumatismos. Se você for um atleta, considere a opção dos protetores sob medida ou laminados por pressão, feitos exclusivamente para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário