Dr. Romolo Cuppari & Dra. Adriana Cuppari

terça-feira, 22 de março de 2011

Frenectomia Labial

Trata-se da remoção cirúrgica do freio labial. Só cabe ao cirurgião dentista diagnosticar quando deve-se fazer a remoção cirúrgica.
Mum (1953) e Thoma – acreditam que o momento para realizar a frenectomia é após o irrompimento dos incisivos laterais permanentes, onde através das forças naturais tivessem tido tempo para tentar o fechamento do espaço existente.
De acordo com Fonseca (1970) é indicado nos casos relacionados a:
  • Tratamento Ortodôntico, Protético ou Periodontal.
Ortodontico: O autor julga que se deva executar a frenectomia com papilectomias aos 8 anos de idade quando os incisivos laterais já erupcionaram, e não ocorreu a regressão natural do freio labial.
Protético: Quando o diastema dos incisivos centrais, promove trauma mastigatório com irritação constante favorecendo o surgimento de aftas, e apresentando problemas que dificultam a sucção dos alimentos, a fonação e a adaptação de prótese total.

Shirazy (1938), é de opinião que o tratamento ideal consiste em corrigir-se o diastema por meios ortodônticos, e através da cirugia reposicionar-se o freio, ainda quando as aplicações ortodônticas estão em posição.

Periodontal: Hirschfeld (1939) foi o primeiro a alertar sobre a inserção marginal do freio como fator etiológico da deformidade periodontal avançada, recomendando sua excisão.

Nosso Caso Clínico com finalidade Ortodôntica e Estética.








Um comentário:

  1. Obrigado pela contribuição! Parabéns pelo trabalho!
    Sensacional!

    ResponderExcluir